A Condromalácia Patelar é uma patologia muito comum em atletas e não atletas e possui alta incidência. Pode ser compreendida como uma doença degenerativa que agride a cartilagem da patela, tornando-a mole. Na etimologia do termo, onde “Condro” significa cartilagem e “Malacia” mole, ou seja, amolecimento da Cartilagem.
O termo Condromalácia Patelar é extremamente específico de amolecimento da cartilagem da patela, principalmente quando são encontradas fissuras e ulcerações. Os sintomas da Condromalácia são edemas, crepitações retropatelares (muitas vezes audíveis) e dores difusas.
As dores sentidas pelos acometidos da Condromalácia são acentuadas por atividades como ficar muito tempo agachado, ajoelhado, sentado, subir e descer escadas e atividades esportivas que envolvam apoio com carga na flexão de joelho, podendo avançar a um estágio de edema e crepitação retropatelar. O diagnóstico se por meio de um exame de imagem. .
No próximo post iremos falar do papel da Fisioterapia nessa lesão. Fiquem atentos! Estamos preparados para oferecer aos nossos pacientes o melhor em reabilitação. Entre em contato conosco através dos telefones: 11 96975-7356 / 11 2093-9262. Conheça mais sobre nossos tratamentos em: www.institutodnobre.com.br



