Cervicalgia

A coluna cervical tem a tarefa de proteger a medula espinhal e apoiar a cabeça, permitindo uma boa amplitude de movimento. Sua capacidade de flexibilidade também torna a estrutura do pescoço vulnerável a danos, principalmente porque está constantemente sob pressão para manter a cabeça na posição vertical.

Alguns movimentos exercem uma pressão acentuada gradual ou repentina no pescoço e a tensão resultante pode causar a dor no ombro.

A lesão é chamada de cervicalgia quando ocorre apenas na região do pescoço e não em outras áreas, como nos braços ou na região lombar. A dor no ombro e

pescoço é sentida na parte superior da coluna (coluna cervical), logo abaixo da cabeça, dor que afeta cerca de 30% da população.

Essa condição pode ser causada por quedas, acidentes de automóvel, má postura, problemas / degeneração a longo prazo, etc.

Fale com um Especialista

Casos ou sintomas que necessitam do auxílio de

Cervicalgia

Dor no ombro;
Dor no ombro;
Dor no pescoço na parte superior da coluna;
Dor no pescoço na parte superior da coluna;
Dor logo abaixo da cabeça.
Dor logo abaixo da cabeça.

As origens comuns da dor no ombro e pescoço vêm dos músculos, ligamentos, vértebras (ossos), nervos e tecidos conjuntivos do pescoço/coluna cervical. Se os nervos da coluna cervical forem afetados, a dor no ombro poderá irradiar para a cabeça, braços ou parte superior das costas, denominando Cervicobraquialgia. A Cervicalgia e/ou Cervicobraquialgia pode ter muitas causas diferentes. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Má postura ou períodos prolongados com o pescoço em um ângulo estranho, como quando dorme ou trabalha em uma mesa.
  • Lesões que envolvem um movimento repentino do pescoço, como chicotadas de um acidente de carro ou um esporte de impacto.
  • Estresse a longo prazo que causa o aperto dos músculos do pescoço e dos ombros, levando a uma tensão no pescoço.
  • Condições ósseas, como artrite ou osteoporose. Como essas condições são mais comuns em idosos, a idade é um fator de risco para cervicalgia.
  • Doenças ou condições que afetam a coluna, como infecções na coluna vertebral ou meningite.
  • Outra causa dessas dores é a Cifose, uma condição que afeta a postura de uma maneira que sobrecarrega o pescoço. Consequentemente, os ombros podem ser empurrados para a frente e arredondados. Essa sobrecarga pode ocorrer em esportes que promovem essa postura, como ciclismo, em certos programas de musculação que desenvolvem mais os músculos do peito do que os músculos das costas e até mesmo em pessoas que já apresentam essa condição naturalmente.

A cifose é uma condição que afeta a postura de uma maneira que a coluna vertebral se curva para frente, causando uma corcunda. A cifose pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo má postura, envelhecimento, osteoporose e doenças como a espondilite anquilosante. A condição pode levar a dor nas costas, fadiga muscular e dificuldade para respirar. O tratamento da cifose depende da causa subjacente da condição.

Em alguns casos, a fisioterapia pode ajudar a melhorar a postura e fortalecer os músculos das costas. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a curvatura da coluna vertebral. É importante consultar um médico se você suspeitar que tem cifose ou se estiver experimentando dor nas costas ou dificuldade para respirar. O médico pode realizar exames para determinar a causa da sua dor e recomendar o tratamento adequado.

Se você tiver mais dúvidas sobre dor no ombro e pescoço, agende já uma consulta com um de nossos profissionais.

Conheça

Nossas Unidades

Unidade Tatuapé

Unidade ABC

Unidade Aricanduva

Esperamos por você!

Agende sua consulta através dos nossos canais de atendimento.

O que pensam nossos pacientes!

Depoimentos

Esperamos por você!

Agende sua consulta através dos nossos canais de atendimento.