CONDROMALÁCIA PATELAR​

A Condromalácia patelar é a ruptura da cartilagem na parte inferior da rótula (patela). Quando a patela esfrega contra o osso da coxa, dói e incha. É comum entre corredores e outros atletas, com isso recebeu o apelido de “joelho do corredor”. É mais frequentemente visto em adolescentes, jovens adultos, mulheres e atletas que praticam esportes que exercem muito estresse no joelho, podem ser desenvolvidos após um trauma na rótula, como uma fratura ou luxação. Mas também pode ocorrer se a patela estiver desalinhada ou se os músculos que sustentam o joelho estiverem fracos ou tensos. Os pés chatos e aqueles que estão acima do peso também podem contribuir para a condromalácia da patela.

A Condromalácia patelar geralmente se apresenta como dor na região do joelho, conhecida como dor femoropatelar. Você pode sentir sensações de ranger ou rachar ao dobrar ou estender o joelho. A dor pode piorar depois de ficar sentado por um período prolongado ou durante atividades que aplicam extrema pressão nos joelhos, como ficar em pé por um longo período.

Existem quatro graus, variando do grau 1 ao 4, que designam a gravidade da condromalácia patelar. O grau 1 é menos grave, enquanto o grau 4 indica a maior gravidade.

  • Grau 1 indica amolecimento da cartilagem na área do joelho.
  • Grau 2 indica um amolecimento da cartilagem juntamente com características anormais da superfície. Isso geralmente marca o início da erosão do tecido.
  • Grau 3 mostra afinamento da cartilagem com deterioração ativa do tecido.
  • Grau 4, o grau mais grave, indica a exposição do osso com uma porção significativa da cartilagem deteriorada. A exposição óssea significa provável fricção osso a osso no joelho.

O seu tratamento é focado em reduzir a pressão na articulação femoropatelar. Descansar, estabilizar e fazer a compressa de gelo na articulação pode ser a primeira linha de tratamento, porém só a fisioterapia possui o foco no fortalecimento do quadríceps, isquiotibiais, adutores e abdutores pode ajudar a melhorar sua força e equilíbrio muscular que ajudará a evitar o desalinhamento do joelho, e casos mais graves são encaminhados para cirurgia.

O Instituto D Nobre possui uma equipe multidisciplinar que oferece uma grande variedade de tratamentos, serviços e dispositivos para ajudá-lo a preservar sua qualidade de vida e sua mobilidade.

 Você sente fraqueza quando se levanta da posição sentada? Você sente dor ao subir ou descer as escadas? Ou você sente rigidez no joelho quando dobra ou estica a perna? Nesse caso, é possível que você tenha Condromalácia patelar.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco para marcar uma consulta.

Nos envie suas dúvidas agora gratuitamente!


Ao solicitar, você irá receber ligações e mensagens da nossa equipe

Conheça agora

a causa das suas

dores

Mobile version: Enabled
Open chat
1
Conheça agora nossa estrutura, confira as últimas novidades e saiba mais sobre suas dores e tratamentos para seu corpo, conte com nossa equipe!